quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Santos, Flamengo e Cruzeiro estrearam na Libertadores

Três dos cinco representantes brasileiros na Libertadores 2008 já fizeram sua estréia na competição. O melhor resultado de todos foi o do Cruzeiro, que venceu bem o Real Potosí, em casa. O Santos arrancou um bom empate fora de casa contra o favorito Cúcuta. Já o Flamengo conseguiu um empate com gostinho de derrota contra o fraco time do Coronel Bolognesi.

Ontem, no Mineirão, o Cruzeiro atropelou a equipe do Real Potosí. Dominando o jogo inteiro, os mineiros pressionaram muito durante o primeiro tempo, mas não conseguiram marcar. Com um bom apoio dos laterais o ataque celeste criou muito, mas perdeu várias oportunidades de gol, especialmente com o boliviano Marcelo Moreno, que desperdiçou no mínimo três boas chances de marcar. Contudo, o boliviano desencantou logo no começo da segunda etapa. Em um cruzamento da esquerda, Moreno cabeceou forte no meio do gol e o fraco goleiro Suárez passou da linha do bola, deixando o Cruzeiro abrir o placar. Logo depois, em falha grotesca da zaga, Ramirez aumentou com uma bomba da entrada da pequena área. A partir daí o jogo já estava liquidado. Mesmo assim, aos 22 minutos, Guilherme, a promessa cruzeirense, espantou a urucubaca e marcou um bonito gol, fechando o placar em 3x0. Em um grande lançamento de Charles, o bom lateral Wagner ajeitou para Guilherme que, de biquinho (lembrando Ronaldo contra a Turquia em 2002), colocou a bola no canto superior esquerdo de Suárez, que nada pôde fazer. Como se não bastasse o bonito gol, o garoto quase faz outro que mereceria uma placa. No finalzinho do jogo, ele acertou uma "quase bicicleta" que, por pouco, não entrou no ângulo do goleiro do Potosí. Esse garoto promete.

O Santos foi ontem até a Colômbia e empatou em 0x0 com o Cúcuta. A equipe colombiana, que foi muito bem na libertadores do ano passado, chegava favorita ao confronto contra os paulistas, que atravessam má fase. Contudo, os donos da casa mostraram fragilidade e um time muito aquém em relação ao do ano passado. Impulsionados pela torcida, o Cúcuta começou pressionando, mas o Santos logo equilibrou a partida, contando com a boa partida do estrangeiro Molina e com o apoiador Adriano, improvisado na direita. Jogando mal, o outro estrangeiro santista estreante da noite, Quiñonez, foi substituído pelo jovem Wesley. O garoto colocou fogo na partida e armou logo de cara duas boas jogadas para o ataque santista. Contudo, devido a imaturidade, o atacante partia para o drible em todas as oportunidades que tinha, quando muitas vezes um simples passe seria a melhor solução. Outro destaque santista foi o zagueiro Betão, que salvou um gol feito do Cúcuta. Motivo de desconfiança e ainda carregando a cruz da peneira que era a zaga corinthiana do ano passado, o zagueiro mostrou que merece um pouco mais de respeito por parte da torcida santista. Quem deveria ser mais cobrado pelos torcedores do Peixe é o experiente Kléber Pereira. Perdendo vários gols, o atacante fez o time deixar o campo com a sensação de que o bom resultado fora de casa poderia muito bem ter sido uma vitória, não fossem as oportunidades de gol perdidas por ele.

O time do Flamengo foi quem mais decepcionou ontem. Constando entre os favoritos, a equipe jogou muito mal ontem e empatou com o inexpressivo Coronel Bolognesi, do Peru. Os rubro negros mostraram extrema dependência dos seus laterais, Léo Moura e Juan, que não jogaram bem. Sem conseguir armar as jogadas pelos lados, o meio campo ficou sobrecarregado e não funcionou. Sem enxergar o jogo direito, Joel não fez as alterações devidas e mergulhou o time carioca em uma profunda improdutividade. Os volantes Kleberson e Ibson, que são bons volantes e nada mais, estavam encarregados de armar as jogadas, o que deixou o time sem criatividade alguma pelo meio. Faltando apenas cinco minutos para o final da partida, Joel trocou Souza por Marcinho, que seria uma boa alternativa para o problema. Contudo a substituição foi feita tarde demais. Mesmo com a dificuldade de criação, o Flamengo conseguiu chegar ao gol peruano algumas vezes. Quando conseguiu isso, esbarrou no melhor jogador em campo ontem: o goleiro Penny. Com boas defesas e um pouco de sorte, o goleiro evitou que o Flamengo vencesse o jogo e garantiu o ponto para os fracos peruanos. Os cariocas voltam a campo agora no final de semana pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca, contra o Vasco. Se quiserem garantir mesmo a vaga na final do estadual, é melhor jogarem melhor do que ontem.

Nenhum comentário: