domingo, 17 de fevereiro de 2008

É freguês...

Os vascaínos não agüentam mais! Novamente, o Flamengo vence o Vasco em partida decisiva e confirma mais uma vez a condição dos alvi negros de fregueses. Há 5 anos (isso mesmo, 5 anos) que em todas as partidas decisivas em que chegam juntos, e equipe de São Januário é eliminada pelo rubro negro.

Dessa vez foi pela semifinal da taça Guanabara, primeiro turno do campeonato Carioca. Em um jogo que emocionou tanto pela partida em si quanto pelo espetáculo das torcidas, os zagueiros flamenguistas fizeram a diferença. Com dois gols de cabeça em falhas vascaínas, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim definiram a virada por 2x1. O gol cruz maltino foi marcado por Alan Kardec, no primeiro tempo.

Em uma primeira etapa equilibrada, um jogador destacou-se mais que os outros. Fazendo sua re-estréia pelo Vasco, Edmundo mostrou porque é tão querido pela torcida do time de São Januário. O "Animal" tomou conta do meio de campo vascaíno e foi o cérebro da equipe, armando praticamente todas as jogadas de ataque do Vasco. Inclusive, o próprio gol começou em jogada armada por ele. Marcado por dois jogadores, Edmundo conseguiu enxergar Amaral livre. Livrando-se da marcação, o camisa 10 do Vasco deu um passe perfeito para uma bela arrancada do meia. Entregando a bola para Alan Kardec, o fraco atacante do Vasco teve um lapso de bom jogador: com um corte seco e um chute colocado no canto esquerdo de Bruno, marcou um belo gol.

Enquanto isso, o Flamengo padecia do mesmo mal do jogo do meio de semana contra o Coronel Bolognesi. Com os seus alas apagados em campo, a responsabilidade de armar as jogadas ficava com Kleberson e Ibson, que não conseguiram fazer nada de interessante. Essa falta de criação no meio de campo fazia com que Diego Tardelli tivesse que voltar até a intermediária para buscar o jogo. Em uma dessas jogadas do ex são paulino, Souza quase marca para o Flamengo de cabeça. Mesmo criando menos que o Vasco, a sorte sorriu para o Flamengo aos 41 minutos. Em falta pela direita, Juan cruzou e Fábio Luciano, em jogada duvidosa, subiu sozinho e empatou o jogo, deixando a decisão para o segundo tempo.

O Flamengo voltou com Marcinho no lugar de Diego Tardelli, tentando corrigir as falhas do meio de campo. Contudo, foi o Vasco que começou melhor. Moraes, em tarde inspirada, comandou sua equipe no segundo tempo e, logo no começo, em arrancada pela esquerda, sofreu um pênalti muito contestado. Edmundo, a estrela da tarde, logo se prontificou para bater. Foi a desgraça dos vascaínos. Se seus companheiros soubessem que ele ia bater daquele jeito, certamente teriam tirado Edmundo dali. Com um peteleco, o Animal desperdiçou a melhor chance do Vasco de marcar o segundo gol, consagrar-se logo na sua volta e mudar a história da semifinal.

Depois do pênalti, só deu Mengo. Com Marcinho jogando muito bem e organizando o meio de campo, o rubro negro dominaram o restante da segunda etapa, dando ao Vasco apenas o contra ataque, comandados sempre pelo veloz e hábil Moraes. Sentindo que podia vencer o jogo, Joel fez o que deveria ter feito na quarta feira, contra o Coronel Bolognesi: tirou o marcador Kleberson e colocou Obina no jogo, deixando o time muito mais ofensivo. Tanta pressão deu resultado apenas faltando 10 minutos para o final a partida. Em cobrança de escanteio Ronaldo Angelim, sozinho na área, acertou uma cabeçada despretensiosa, que acertou a trave direita, passou pelo bom goleiro Thiago e foi entrar no canto direito: 2x1.

Com a vitória, o Flamengo enfrentará o bem armado time do Botafogo próximo domingo, valendo o título do primeiro turno do campeonato carioca. Os alvi negros venceram ontem o Fluminense por 2x0 e tentam se livrar do estigma do "time do quase", remanescente das campanhas quase vitoriosas do clube no ano passado.

3 comentários:

Eric Luis Carvalho disse...

Como vascaino é complicado ler mais um vez sobre derrota pro Flamengo!Mas um time mediocre como esse do Vasco, n merecia melhor sorte...mas curti o blog meu velho!
Ta favoritado desde já! hehehe!

Forte abraço!

Cirilo Hamilton!

Paulo disse...

Visitei seu blog, e achei super interessante, dá uma passadinha no meu blog http://superpaulo.blogspot.com

Unknown disse...

Amigo, vc esta indo muito bem nos comentarios, quem sabe vc naum busca algo do futebol antigo... decada de 70, é sempre bom fazer um comparativo com o atual sacou?
Vou estar sempre lendo seus artigos!
um grande abraço para vc, futuro PVC