domingo, 24 de fevereiro de 2008

É CAMPEÃO!!!!!

O primeiro grito de campeão do Molhando a Camisa é rubro negro!!! Hoje a tarde, em uma partida que teve de tudo, desde golaços até confusão entre os jogadores, o Flamengo bateu o Botafogo e sagrou-se campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do campeonato carioca. Para os alvinegros cariocas, resta mais uma vez lamentar um vice-campeonato, continuar a carregar o estigma do ano passado de time que sempre morre na praia e reclamar muito (e com razão) dos árbitros.

Em uma partida emocionante e muito equilibrada, os detalhes fizeram a diferença. Alguns lances polêmicos e um Botafogo prejudicado pela arbitragem em alguns lances cruciais, certamente servirão como desculpa pela derrota amanhã para os torcedores alvinegros. Mesmo assim, o gostinho amargo de mais uma queda em decisões diante o Flamengo ainda vai ficar pelo menos até a final do Carioca. Agora, resta ao Botafogo vencer a Taça Rio e ir à forra na final do campeonato, onde o Flamengo já tem o seu lugar assegurado.

O jogo:

O começo da partida foi alucinante. Com chances desperdiçadas pelos dois times, estava certo que o jogo não terminaria 0x0. Logo aos nove minutos, o primeiro erro da arbitragem: ao cortar um lançamento, Leo Moura recuou a bola para Bruno, que pegou com as mãos. Qualquer garoto sabe que em bola recuada o goleiro não pode segurar com as mãos, sob pena de tiro livre indireto. Contudo, o árbitro Marcelo de Lima Henrique, mesmo com a justa reclamação dos botafoguenses, mostrou que ele não entendeu muito bem o parágrafo que explica sobre este tipo de infração e mandou o jogo seguir sem marcar nada.

Mesmo assim a partida continuou em alta velocidade. Logo depois das reclamações botafoguenses, o Flamengo desperdiçou uma grande chance. O polivalente e melhor jogador do Flamengo, o zagueiro Fábio Luciano, ajeitou uma bola de letra para Jaílton, que, dentro da área, chutou mal. Aos 27 minutos, o atacante Wellington Paulista do Botafogo mostrou que tem o pé melhor calibrado que o meia do Flamengo. Após livrar-se da marcação de 3 jogadores, Wellington entrou na área e chutou rasteiro e cruzado, sem a menor chance de defesa para Bruno. Depois do gol os alvinegros não tiveram dificuldades em segurar o resultado, pelo menos até o intervalo, graças ao goleiro Castillo, que conseguiu cortar alguns cruzamentos para a área alvinegra com segurança.

Vendo que seu time não estava indo tão bem como ele desejava, especialmente no meio de campo, Joel fez duas substituições que surtiram efeito. Ao tirar Marcinho e Jaílton e colocar Klebérson e Obina, os rubro-negros ganharam um maior poderio de marcação no meio do campo e mais um homem de referência no ataque, melhorando as coisas na frente para o Mengo. Ao contrário dos jogos anteriores, onde o o time da Gávea carecia de jogadores de criação, hoje precisava mesmo de alguém para marcar os meias botafoguenses que comandavam o setor intermediário do campo.

Dessa forma, o time de Joel aumentou a pressão e foi pra cima do Botafogo. Mesmo assim só conseguiu o gol de empate na jogada mais polêmica da partida. Em cobrança de falta pela direita, a bola foi alçada na área e o zagueiro Herrera segurou pela camisa Fábio Luciano. O juiz, surpreendentemente, marcou o pênalti. No Brasil, qualquer um que acompanhe futebol sabe que a agarração dentro da área em qualquer jogada de bola alçada na área é comum. Não apareceu na televisão, mas duvido que não houvesse também um flamenguista segurando um botafoguense na área na mesma jogada. Mesmo que não houvesse, se o juiz tivesse mantido o critério, ele também teria marcado pênalti para os alvinegros em jogadas semelhantes posteriores e até mesmo anteriores à penalidade assinalada. Se marca pra um lado, tem que marcar pro outro. Enfim... o Flamengo não tem nada com isso e Íbson, em bela cobrança de pênalti, empatou o clássico. Após o gol, mais uma lambança do senhor Marcelo de Lima Henrique. Souza, em uma das atitudes mais infantis dos jogadores de futebol, foi tomar a bola do goleirão Castillo, que claramente chamou Souza pra porrada (não preciso entender castelhano pra saber que aquele gesto com a cabeça do goleiro quer dizer: O QUE É? VAI ENCARAR?). Zé Carlos, que junto com mais uma dezena de jogadores estava no meio da confusão, acabou expulso injustamente, junto com Souza.

Após o empate, o Botafogo desandou em campo. Sofrendo a pressão rubro-negra teve apenas mais uma boa chance de gol com Wellington Paulista. Aos 35 minutos, ao receber passe de Diguinho, o bom atacante botafoguense concluiu em cima de Ronaldo Angelim. A virada do Flamengo veio aos 46 minutos com Diego Tardelli, que acabara de entrar. Após receber passe de Leo Moura, o ex são paulino concluiu com uma precisão cirúrgica no canto esquerdo do goleiro Castillo, que nada pôde fazer. 2x1 Flamengo e uma festa linda no Maraca. Aos 50 minutos, com muita raça e sem deixar de acreditar no empate em hora nenhuma, o Botafogo quase leva a decisão para os pênaltis. Após uma cobrança de falta na entrada da área, o zagueiro Édson carimbou a trave esquerda de Bruno, que ficou estático só esperando a conclusão do lance. Logo depois o juiz acabou o jogo, dando início a belíssima festa protagonizada pela sempre massiva e fantástica torcida rubro negra, que, mais uma vez, deixou o Maracanã super enfeitado com suas bandeiras e arrepiou a todos com suas lindas canções de apoio e paixão ao time.

Após a partida, em entrevista coletiva, o presidente do Botafogo, completamente irado com a arbitragem lamentável, renunciou ao seu cargo. Sob o pretexto de estar cansado de trabalhar duro para reerguer a Estrela Solitária e sempre ser prejudicado pelas arbitragens (lembrem-se da Copa do Brasil e do Carioca do ano passado), Bebeto deixou o cargo em uma atitude totalmente passional. Provavelmente Bebeto vai voltar atrás da sua decisão, mas sua atitude deve valer como alerta do que uma má arbitragem em um jogo decisivo como o de hoje pode causar.

Todos os erros da arbitragem não tiram de forma alguma o valor da conquista flamenguista, que tem hoje, sem dúvida, um dos melhores elencos do país e vai chegar no Brasileiro lutando diretamente pelo título. Contudo, a equipe do Botafogo merece as congratulações também pelo grande jogo, pela dedicação dos seus jogadores e pelo excelente time montado pelo técnico Cuca. Parabéns ao Flamengo pelo título, mas também devemos parabenizar ao Botafogo e a sua torcida, cansada de ter grandes times e sempre acabar no final perdendo por fatores que fogem a organização tática, garra dos jogadores e qualquer outra coisa que se possa resolver dentro das quatro linhas do campo.

Nenhum comentário: