quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

COPA DO BRASIL


Junto com a disputa da Libertadores da América, começou hoje a Copa do Brasil. Principal torneio do primeiro semestre para os clubes que não participam do torneio sul americano, a Copa do Brasil promete jogos emocionantes, principalmente na reta final da competição. Atalho para a Libertadores 2009, os clubes grandes do futebol nacional parecem que vem com força total.

Fazendo uma retrospectiva rápida da competição, fica evidente que é muito complicado apontar favoritos, já que as zebras são comuns na Copa do Brasil. Contudo, com a boa preparação dos grandes clubes brasileiros, parece que os clubes menores não terão chance de surpreender este ano. A disputa deve ficar mesmo entre paulistas e gaúchos, especialmente Corinthians e Internacional. Os alvi negros paulistas vêem na competição a única alternativa de acesso à tão sonhada Libertadores. Por sua vez, os colorados gaúchos tem um time fortíssimo, com destaque para Iarley e Nilmar, este que vem se recuperando de uma lesão na coxa esquerda e promete voltar na estréia do Inter na competição, dia 27.

As regras do campeonato são as mesmas de sempre. Disputada inicialmente por 64 clubes, divididos em 32 chaves, os clubes enfrentam-se em jogos de ida e volta no sistema do mata-mata. Nas duas primeiras fases, se no jogo de ida a equipe visitante vencer por dois ou mais gols de diferença, não haverá necessidade do jogo de volta. Em outra situação, caso aconteça empate na soma dos dois resultados, o time que marcou mais gols fora casa fica com a vaga. Contudo, em caso de dois resultados iguais alternando-se os vencedores, a vaga será definida na disputa de pênaltis.

Hoje, às 16:00, já aconteceram três jogos pela Copa. O Ituiutaba empatou sem gols com o Atlético de Goiás. Esse mesmo resultado aconteceu no jogo do Juventude contra o Linhares. Além desses dois empates sem gols, já ocorreu a primeira eliminação da competição: o Volta Redonda visitou o Roma-PR e venceu por 2x0. Agora a noite tem mais 12 jogos, e amanhã, com apenas mais um jogo, termina as estréias para metade dos times da Copa. Os outros 32 clubes começarão a caminhada no dia 27. Seguem abaixo listados todos os 15 jogos de hoje e o jogo de amanhã.

Dia 13/02:

Ituiutaba 0x0 Atlético-GO

Roma-PR 0x2 Volta Redonda

Linhares 0x0 Juventude

Barras-PI x Corinthians

Fast x Santa Cruz

Juciara-MT x Grêmio

Tuna Luso x Coritiba

Maranhão x São Caetano

Ji Paraná-RO x Portuguesa

Chapecoense x Guarani

Sousa x Vitória

Trem AP x Paraná

Itabaiana x Vasco

Baraúnas x Criciúma

Águia Negra x Paranavaí

Dia 14/02

Atlético RR x Náutico

Nenhum comentário: