domingo, 25 de maio de 2008

Começo em ponto morto...



Até aqui, o Campeonato Brasileiro não começou. As grandes equipes que estão disputando Libertadores ou Copa do Brasil, preferem guardar seus times titulares para essas competições, que estão em fase decisiva. Agora que o funil começou a estreitar, é que a competição vai começar pra valer. O São Paulo, provavelmente sem Adriano, vai começar a colocar seu time de verdade em campo, assim como o Santos e, se Deus quiser, o Botafogo. Com exceção do time da Vila, as outras duas são candidatas sérias ao título. A estrela solitária, já que treme tanto na hora de partidas decisivas, deveria aproveitar um campeonato comprido como o Brasileiro para tentar conquistar um título. Pelo menos não teria que jogar uma final. O São Paulo só terá chance se conseguir montar um time que lembre o dos anos anteriores. Jogador e técnico pra isso tem.
Falando em São Paulo, a eliminação da Libertadores foi uma demonstração que a camisa não pesa tanto assim no futebol, como falam por aí. A tradição do tricolor paulista é infinitamente maior que a do carioca na competição, mas nem por isso deixou de ser pressionada e de tomar um gol de herói aos 46 do segundo tempo. Quem parecia ser tetra campeão da Libertadores era o Fluminense.
Pra contrariar esta afirmação, o Boca Juniors, como sempre, mostra a força da camisa que consagrou Maradona. Assim como no ano passado, a equipe faz uma campanha apenas intermediária na primeira fase, jogando o suficiente pra se classificar para a segunda, e na hora da decisão surge como um furacão que engole todo mundo. Coitado do Atlas. O time mexicano até que era bonzinho... Agora é torcer pro Fluminense provar mais uma vez que com ele esse negócio de camisa não tem tanta importância assim. Acho difícil, mas não custa torcer.
Outro destaque dos últimos dias é a equipe do Sport. É excelente para o futebol de todo o nordeste uma equipe daqui se sobressair assim em competições de nível nacional. A mídia esportiva brasileira não dá a mínima para os campeonatos estaduais nordestinos que são, junto com o Sul, a segunda força do Brasil. Mesmo depois de Sport e Náutico terem feito bons campeonatos no ano passado, nada mudou. Agora, no começo do Brasileiro, já tivemos o Náutico na liderança e agora o Vitória goleando o Figueirense por 4 a 0, uma das equipes com melhor estrutura de base do país. Melhor que eles, o Sport vem jogando como time grande nas duas competições que disputa. Botou um time com reservas pra enfrentar os mais reservas ainda do Fluminense e venceu. Na Copa do Brasil, bateu fácil o Vasco e deve seguir para a final da competição. A minha aposta pra partida decisiva da Copa é entre Corinthians e Sport. Difícil vai ser dizer pra quem esse título seria mais importante. Para o Corinthians significaria a classificação para a Libertadores no ano em que disputa a segunda divisão. Para o Sport, seria o segundo título a nível nacional da equipe (o Leão foi campeão brasileiro em 1987) e a segunda chance de disputar a Libertadores (em 1988, a equipe foi eliminada logo na primeira fase). Difícil saber, não?

Nenhum comentário: