quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aflitos

Talvez esteja até ficando um pouco repetitivo, mas me sinto um pouco na obrigação de falar em prol dos times nordestinos. Hoje, mais duas notícias voltaram a perturbar a minha consciência e me fizeram acreditar ainda mais que o futebol do nordeste ainda é o quintal dos times do sudeste e da própria CBF.
A corda arrebentou mais uma vez do lado mais fraco. A confusão ocorrida no estádio dos Aflitos no dia 31 de maio, com o zagueiro do Botafogo André Luis como protagonista, teve um capítulo a parte hoje que, na minha opinião, foi mais absurdo do que a própria baderna. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, deferiu o pedido de interdição do Estádio dos Aflitos, deixando o Náutico sem estádio no Brasileirão, ao menos até o dia do julgamento, que está marcado para o dia 11 de junho. Além disso, em nota oficial, o presidente do STJD afirmou que a interdição irá durar até a conclusão TOTAL do processo e de uma inspeção em momento “oportuno” realizada por uma comissão da CBF. A pergunta é: Quando? A próxima partida do alvi rubro no campeonato em casa é contra o Vasco, no dia 14 de junho. Até lá, é bem provável que nada tenha se resolvido. Além disso, o juiz do jogo relatou na súmula que os aspectos técnicos do campo, como o gramado, eram ruins e que atrapalhavam a realização normal do jogo. Não acho que a situação do gramado do estádio pernambucano seja a ideal, mas há tempo suficiente para que a situação seja regularizada entre uma partida e outra, sem a necessidade de punição alguma ou déficit para o torcedor. E se eles forem interditar todos os estádios que tivessem um gramado parecido com o dos Aflitos, teriam que fechar os portões de vários outros estádios pelo Brasil. Mas isso não vai acontecer... A necessidade do STJD em demonstrar força e impor respeito é maior que o bom senso da organização. Afinal de contas, porque na ocasião do show do U2 no Brasil, por exemplo, não interditaram o Morumbi até consertarem o gramado? Alguns dias depois foi realizado jogo lá com buracos e ondas que, se os jogadores não se cuidasse, era capaz deles tropeçarem.
E o Botafogo? Quando um empregado de uma empresa faz uma cagada e é responsabilizado por isso, o empregador também responde pelo seu funcionário. O grande protagonista da bagunça do último final de semana foi André Luis. No entanto, o Botafogo vai ser punido apenas por atrasar o reinício da partida, pois o restante dos jogadores do time se recusaram a voltar a campo em solidariedade ao delinquente. Um protecionismo escancarado. Além do mais, responsabilizar o Náutico pelas ações da PM, um órgão de administração do Estado, é o mesmo que responsabilizar o Bahia pela manutenção da Fonte Nova. Loucuras, que só se vêem no futebol brasileiro.
Além disso, vai sair na edição de amanhã da Tribuna da Bahia um provável fechamento de parceria entre o Vitória e a TRAFFIC, mesma empresa que gerencia as finanças do Palmeiras. Será que só eu acho que essa é uma clara manobra de levar os bons jogadores do rubro negro para os grandes clubes do sudeste, especialmente o Palmeiras? O Vitória, que já revelou craques como Dida e Bebeto, não pode ficar refém disso...

Nenhum comentário: